Sobre Nós
Pomba Branca é uma comunidade de pessoas que trabalham, de modo voluntário, compassivo e empenhado, para assegurar apoio prático e emocional no processo de luto e no período final da vida, manifestando assim a visão de que «podemos ajudar-nos uns aos outros».
Quem Somos
Não substituímos os serviços de saúde, sociais e religiosos existentes, somos um apoio complementar. Fornecemos um elemento vital, muitas vezes falta: um espaço e um tempo de conforto e de compaixão para as pessoas que enfrentam uma situação de final de vida. E ajudamos a lidar com o labirinto de questões, de entidades e de necessidades que se apresentam ao longo deste percurso.​
​
​Estamos disponíveis para toda a gente, de mente aberta e coração fraterno, com o respeito e a dignidade requeridos nestes momentos difíceis, procurando garantir um ambiente amigável, compassivo e sem juízos de valor.
Como Começámos
Carla Cavaco, uma Tavirense, regressou a casa após o falecimento do seu marido holandês de 52 anos. O seu percurso no fim da vida foi muito curto, apenas um mês desde o diagnóstico até ao seu último suspiro. Apesar de Carla ter tido todo o apoio da sua família, próxima e distante, quando procurou apoio para o luto em Tavira não encontrou nenhum. Foi assim que surgiu a ideia de criar os Cafés da Saudade.
​
O marido da Carla teve uma morte muito digna e ela sentiu o chamamento de ajudar outros a terem um fim de vida digno. Foi assim e por isso que a Pomba Branca foi criada.
O Que Fazemos
Servimos a comunidade e, simultaneamente, oferecemos a cada pessoa a oportunidade de participar e contribuir como pode e deseja.
Assim, ajudando-nos uns aos outros, construímos em conjunto um sistema comunitário para enfrentar os desafios que o período final da vida e o luto representam.
